Se você já deixou um balão sair voando por acidente ou de propósito, você provavelmente deve ter tido aquela sensação estranha de ter feito algo simples, mas irreversível; não importa o quão alto você salta para pega-lo, o balão provavelmente já vai estar fora de seu alcance. Agora multiplique essa sensação vezes 1 milhão.
Há dezoito anos atrás, em uma tentativa equivocada de quebrar o recorde de maior quantidade de balões lançados da história, a United Way of Cleveland lançou um milhão e meio de balões para o céu em uma festa beneficente conhecida como Balloonfest ’86 . Os administradores soltaram os balões com gás hélio, e tudo foi fotografado pelo fotógrafo Thom Sheridan.
Dado o contexto histórico, estas fotografias são ainda mais teatrais, tristes e trágicas. Duas pessoas morreram como resultado do evento, e um cavalo ficou gravemente assustado e ferido. Os ventos no dia, fizeram com que os balões inundassem o céu, formando uma nuvem substancial que obscurecia a visão de aeronaves – helicópteros não foram capazes de resgatar as vítimas de um acidente de barco. Em uma anedota terrível, um membro da guarda costeira explicou que era impossível diferenciar cabeças de pessoas se afogando, dos balões. Toda a cidade permaneceu em desordem durante semanas.